Composição Corporal por Dexa

A densitometria por DEXA do corpo inteiro é um método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais (massa óssea, massa muscular e água, massa gordurosa), sem inferir dados a partir da medida de apenas um compartimento.

densitometria de composição corporal

O que é a Densitometria por Dexa? 

Densitometria óssea por DEXA, também conhecida como absormetria de raios-x de dupla energia (DEXA ou DXA), é um exame rápido, indolor e tem exposição radiológica mínima, sendo um ótimo método para avaliar e monitorar o estado nutricional.

 

O DEXA, sistema de análise, faz inspeção transversa do corpo inteiro, em intervalos de 1cm da cabeça aos pés, e a partir dos seus resultados podemos quantificar a massa magra (muscular), massa óssea, massa gorda, percentual de gordura, percentual de massa muscular e a medida da gordura visceral. É uma técnica avançada para avaliação dos compartimentos corporais teciduais: gordura, músculo e osso.

densitometria de composição corporal

Quem pode realizar?

O exame pode ser indicado para pacientes que apresentem desequilíbrios nas massas gordurosas, magras ou ósseas, como anorexia, obesidade, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pacientes que receberam ou recebem quimioterapia e portadores de doenças crônicas como osteoporose, diabetes e hipertensão arterial. 


Os dados fornecidos pelo equipamento são bastante úteis na prevenção e identificação de fatores de risco para doenças relacionadas a distúrbios do metabolismo e acúmulos de gordura como doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.


A avaliação da massa muscular permite demonstrar a evolução da performance dos atletas antes e durante a temporada através do ganho de massa muscular e da perda de gordura.

Qual a diferença entre densitometria óssea e densitometria de composição corporal?

A densitometria óssea é utilizada para avaliar se houve perda de massa óssea ou se o paciente encontra-se com osteopenia, que é a perda sutil de massa óssea ou até mesmo para o diagnóstico da osteoporose, deixando mais suscetível a fraturas. Já a densitometria de composição corporal quantifica massa de gordura, massa óssea total e massa magra. Cada exame possui um direcionamento e finalidade. Por isso, é importante seguir as orientações e solicitações de seu médico. 


Mulheres, principalmente no período da menopausa, devem realizar a Densitometria Óssea para rastrear o surgimento da osteopenia ou osteoporose. E através da avaliação do estado nutricional e/ou efeitos do exercício físico, o exame de densitometria de composição corporal pode auxiliar em tratamentos para manter uma vida saudável.

Preparo

  • No dia do exame, deve ser feito jejum de 6 horas para mensuração adequada da região abdominal e uma avaliação da composição corporal correta;
  • Não beber grandes quantidades de líquidos antes do exame, para mensuração adequada da massa magra;
  • Suspender medicações e suplementos com cálcio 24 horas antes do exame, para mensuração adequada da massa óssea;
  • Remover os possíveis objetos metálicos ao realizar o exame para não causar interferência (jóias, piercing, roupas com zíper ou botão);
  • Grávidas não podem realizar o exame.
  • Não ter recebido contraste de procedimentos radiológicos que podem afetar a mensuração da densidade corporal.
Share by: