Mamografia Digital: prevenção é saúde!

O exame permite a identificação precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres

A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama em mulheres principalmente a partir de 40 anos.


De acordo com o INCA, o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. Realizar exames periódicos é essencial para fazer com que as estatísticas diminuam.

mamografia digital

O que é mamografia digital?

É uma radiografia realizada com equipamento exclusivo para estudo das mamas. A mamografia é o melhor exame para detectar precocemente o câncer de mama mesmo antes de notar qualquer alteração. 


De acordo com o FDA (Órgão Americano de Vigilância Sanitária), a mamografia pode detectar o câncer de mama até dois anos antes dele se manifestar clinicamente. Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a possibilidade de cura.

mamografia digital

Qual a diferença entre mamografia e o ultrassom da mama?

O ultrassom da mama é um exame de imagem que permite detectar lesões presentes nas mamas, especialmente nas mamas mais jovens e densas. Com o exame é possível visualizar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário e outras alterações. 

 

Já a mamografia é um tipo específico de radiografia que possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos. São exames que se complementam entre si.

Quando realizar?

A partir dos 35 anos de idade, as mulheres devem fazer o autoexame (exame do toque), uma vez ao mês, após a menstruação, procurando algumas alterações nas mamas como:

Nódulo

Espessamento da pele que pode estar acompanhado de coceira

Abaulamentos ou depressões na pele

Secreção sanguinolenta espontânea pelo mamilo

Modificação na forma e no posicionamento dos mamilos

Muitas dessas alterações podem não ser devido ao câncer. Portanto, procure médicos especialistas caso apresente alguma dessas anormalidades.


A partir dos 40 anos, é necessário que a mamografia seja realizada uma vez ao ano, preferencialmente após a menstruação (épocas em que as mamas estão menos dolorosas).

mamografia digital

Como é o exame?

A mamografia é feita pelo mamógrafo, aparelho que comprime adequadamente a mama para fornecer imagens de alta qualidade.


Durante o exame a mama será levemente comprimida e habitualmente será realizada duas imagens radiográficas de cada mama, porém em alguns casos pode ser necessário realização de imagens adicionais, que podem ser realizadas na mesma data ou posteriormente por orientação do médico radiologista.


Para aumentar a definição das imagens e utilizar a menor quantidade possível de radiação é necessário comprimir as mamas durante a realização das radiografias, o que pode causar desconforto em algumas pessoas. Nossa equipe é treinada para tentar reduzir o incômodo, mantendo a qualidade do exame.

mamografia digital

Preparo

  • Não utilizar desodorante talco ou creme na região das mamas e axilas, pois estes produtos contêm substâncias radiopacas (aparecem na radiografia) que podem interferir na interpretação do exame;
  • Objetos de metal que estejam sobre a área de estudo devem ser retirados;
  • O exame não poderá ser realizado se a paciente estiver usando aparelhos de Mapa 24h e Holter 24h;
  • Não há necessidade de interromper a amamentação;
  • Por utilizar radiação ionizante, a mamografia deve ser evitada em pacientes grávidas;
  • No dia do exame pode se alimentar normalmente;

Caso tenha exames anteriores de mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas, pedimos a gentileza de trazê-los. Se você já realizou biópsia de mama, traga também o resultado do estudo anatomopatológico e o exame que orientou o procedimento. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

Share by: