A utilização do método de densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) na avaliação da composição corporal, permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra.
A densitometria por DEXA do corpo inteiro é o único método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais (massa óssea, massa muscular e água. massa gordurosa), sem inferir dados a partir da medida de apenas um compartimento.
Existem inúmeras aplicações clínicas do estudo da composição corporal, particularmente na Medicina Esportiva, Obesidade, Anorexia, reabilitação motora de doenças neuro-musculares e em avaliações nutricionais. Outras aplicações incluem a monitorização das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes em uso de hormônio de crescimento, corticosteróides, esteróides sexuais e nos transplantados em uso de imunosupressores.
Uma vantagem adicional da Densitometria por DEXA e a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdome. A adiposidade abdominal, que está relacionada a resistência insulinica, dislipemia e hipertensão arterial, representa um risco adicional para doença cardio-vascular e diabetes.